quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Crise de indumentária I

Chegar aos 30 anos não é fácil. Nem aos 20, e muitíssimo menos aos 15, é verdade. Mas nessas idades menos avançadas a dificuldade está, pelo menos pra mim esteve, em aspectos menos palpáveis e mais conceituais. Eu nem lembrava que tinha corpo. Ou melhor, meu corpo era lembrado sempre como um instrumento de poder. Hoje, chegar aos 30, o jogo é outro. A dificuldade está no mais tangível, no literalmente palpável. Meu corpo passa por uma transformação tremenda, talvez ainda maior – porque agora sou consciente – do que aquela que disse respeito à transição criança-adolescente. São formas estranhas a mim: um braço mais arredondado, dobras extras, pernas mais grossas, rosto marcado. Balzac diz que somente a partir dos 30 anos a mulher mostra a personalidade no rosto. Descubro com dificuldade que posso ser mais gostosa assim: maior e mulher. Ontem, quando namorava, meu homem me apertou, apertou a carne que fica por cima da costela. E eu me senti segura. Não tive vergonha ou medo do excesso.

Mas a crise da idade aponta para outra, a crise de indumentária. Esse é apenas o primeiro capítulo de uma novela que, acho, ainda vai durar algum tempo. O que vestir nesse outro corpo? Qual imagem eu quero passar? Quem eu quero ser pro mundo? E pra mim? Quais as cores que me cabem agora? Há algum tempo meu armário tende a ficar mais monocromático: muito preto, branco e bege. Cinza e pouco vermelho. Muita saia preta e calça jeans. E às vezes me sinto tão velha. Outro dia ataquei duas minissaias: uma rosa e outra roxa. Percebi também em mim uma procura pelos tecidos que aparentam serem mais naturais e leves. Agora observo o caimento. Procuro os sapatos de salto médio, mas não resisto a uma Melissa/Jelly. Amo os Oxfords e sou fã de All Star. Parcelo em mil vezes sem juros uma compra na Uncle K e descubro o site All Bags, com mochilas incrivelmente coloridas. O fato é que se vestir tornou-se um ato elaborado, em que estão implicados diferentes fatores, que vão do humor ao bolso. Tangenciando tempo, clima, local, ocasião, acompanhante e dia do mês.

3 comentários:

  1. MARAVILHOSO !
    Você só faz ficar mais linda a cada minuto que passa, meu amor. :)

    te amo



    *sortudo

    ResponderExcluir
  2. Carolzinha!!!!!!!!!!!

    Amei, amei, amei!!!

    Estou aqui morrendo de saudade e sentido vc pertinho de mim lendo esse textinho vc!!

    Adoro vc e a mulherona de trinta que ainda está a caminho!

    ResponderExcluir
  3. também ando atacando as minissaias. rs

    ResponderExcluir